A expressão
“cálculo mental” pode ser entendida em contraposição ao cálculo que se realiza
usando lápis e papel (ou seja, seria o cálculo feito integralmente “de
cabeça”), mas também pode ser entendida como cálculo rápido, ágil. Na verdade,
ao nos referirmos a “cálculo mental”, não estamos usando nenhuma dessas duas
acepções do termo e sim ao cálculo que se faz sem seguir um algoritmo único,
pré-determinado. Trata-se de um cálculo que se faz escolhendo a melhor
estratégia, de acordo com os números envolvidos na operação, e que pode
inclusive contar com apoio escrito. Os procedimentos usados se fundamentam nas
propriedades das operações e no sistema de numeração, de modo que sua
utilização também contribui para a ampliação da compreensão de tais conteúdos. Estamos
falando de um “cálculo pensado”, em oposição a um “cálculo automatizado”.
O cálculo
mental se torna mais e mais eficiente, na medida em que o aluno amplie os
cálculos automatizados (memorizados) que tem disponíveis e sobre os quais não
precise refletir. O que é pensado em um determinado momento da escolarização,
passa a ser instrumento em uso, em outra etapa e assim sucessivamente. Nesse
sentido, a tabuada, por exemplo, deve ser compreendida, construída junto com os
alunos, ter suas características e regularidades exploradas, mas, em etapa
posterior, precisa ser efetivamente memorizada, para passar a ser usada como
recurso para outros cálculos.
Em síntese, é
importante que o trabalho com cálculo mental considere dois tipos de
atividades, que ocorram simultaneamente: aquelas que visam à memorização de um
repertório de cálculos, que serão usados em outros mais complexos, e aquelas
que visam à aprendizagem de cálculos pensados, através de um processo de
construção, compreensão e comparação de diferentes procedimentos usados pelos
alunos.
Vantagens do cálculo mental
Ao calcular mentalmente, o aluno pode perceber que há diferentes caminhos na resolução de um mesmo problema. É pelo recurso ao cálculo mental que ele também aprende a realizar estimativas (perante a indicação de uma operação, imaginar um resultado aproximado) e perceber as propriedades das operações.
O desenvolvimento do cálculo mental é uma forma de se desenvolver a comunicação matemática na sala de aula, bem como o raciocínio matemático dos nossos alunos.
Finalmente, o cálculo mental permite um aprofundamento dos números, das operações e das relações entre as operações.
Vantagens do cálculo mental
Ao calcular mentalmente, o aluno pode perceber que há diferentes caminhos na resolução de um mesmo problema. É pelo recurso ao cálculo mental que ele também aprende a realizar estimativas (perante a indicação de uma operação, imaginar um resultado aproximado) e perceber as propriedades das operações.
O desenvolvimento do cálculo mental é uma forma de se desenvolver a comunicação matemática na sala de aula, bem como o raciocínio matemático dos nossos alunos.
Finalmente, o cálculo mental permite um aprofundamento dos números, das operações e das relações entre as operações.
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