TIPOS DE ÁBACOS |
MOMENTO HISTÓRICO |
UTILIDADES |
Ábaco mesopotâmico
Ábaco babilônio Ábaco egípcio |
Utilizavam este ábaco em 2700–2300 a.C.. |
O primeiro ábaco foi quase de certeza construído numa pedra lisa
coberta por areia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia; números
eram eventualmente adicionados e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda
nos cálculos.
Os babilônios podem ter utilizado o ábaco para operações de adição e
subtração.
O uso do ábaco no antigo Egito é mencionado pelo historiador
grego Crabertotous, que
escreve sobre a maneira do uso de discos (ábacos) pelos egípcios, que era
oposta na direção quando comparada com o método grego. Arqueologistas
encontraram discos antigos de vários tamanhos que se pensam terem sido usados
como material de cálculo.
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Ábaco grego
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Uma tábua encontrada na ilha grega de Salamina
fazendo deste o mais velho ábaco descoberto até agora.
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No centro da tábua
existe um conjunto de 5 linhas paralelas igualmente divididas por uma linha
vertical, tampada por um semicírculo na intersecção da linha horizontal mais
ao canto e a linha vertical única. Debaixo destas linhas, existe um espaço
largo com uma rachadura horizontal a dividi-los. Abaixo desta rachadura,
existe outro grupo de onze linhas paralelas, divididas em duas secções por
uma linha perpendicular a elas, mas com o semicírculo no topo da intersecção;
a terceira, sexta e nona linhas estão marcadas com uma cruz onde se
intersectam com a linha vertical. |
Ábaco romano
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Foi criado por volta do século XIII |
Os ábacos romanos,
no século XIII, eram usados para
atender as necessidades dos artesãos, dos comerciantes, engenheiros e outros
profissionais. Para calcular no ábaco romano é preciso saber utilizar a moldura de madeira composto pela série dos dez cordões ou fios paralelos. |
Ábaco Japonês
(Soroban)
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Surgiu por volta de 1930 |
Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por
adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores
entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.
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Ábaco Asteca |
De acordo com investigações recentes, ó ábaco Asteca (Nepohualtzitzin), terá surgido entre 900-1000 d.C. |
As contas eram feitas de grãos milho atravessados por cordéis
montados numa armação de madeira.
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Ábaco Russo |
Inventado no século XVII |
Ainda hoje em uso, é chamado de Schoty. Este ábaco opera de forma
ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda
para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas.
Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas correspondem aos
polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas contas) e as
restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos. A forma de fazer operações
matemáticas é semelhante ao do ábaco chinês.
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Ábaco chinês
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Há mais de dois mil anos e no meado da dinastia Ming. |
O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de
baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco 2/5. O ábaco
2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o ábaco
do tipo 1/5, mais fácil e rápido.Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os
2/5 são raros fora da China exceto nas suas comunidades espalhadas pelo
mundo.
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Ábaco escolar
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Ábaco escolar utilizado numa escola primária dinamarquesa, do século XX. |
Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados na educação infantil e na educação básica como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e da aritmética.
Nos países ocidentais, uma tábua com bolas similar ao ábaco russo, mas com
fios mais direitos e um plano vertical tem sido comum.
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Material Dourado |
Por volta do século XIX |
O material dourado foi criado
por uma médica e educadora italiana Maria Montessori.
O nome dourado se deve à versão original que era feita com contas douradas. Quando foi industrializado, esse material passou a ser feito de madeira mantendo o nome original. O material é constituído por cubinhos, barras, placas e cubo que representam unidade, dezena, centena e milhar. Com o material também podemos estudar as quatro operações fundamentais. Manipulando suas peças da forma correta, é possível somar, subtrair, multiplicar e dividir sem grandes dificuldades. |
Cuisenaire |
Século XX |
O material tem como objetivo auxiliar a compreensão
de alguns conceitos básicos para os alunos das séries iniciais, como a
sucessão de números naturais ou
a decomposição de uma adição em diferentes
parcelas, nas subtrações simples.
Nas atividades, os conceitos trabalhados
são: sucessor, antecessor, estar entre,
antes de, depois de, maior e menor. O
professor com experiência pode utilizar esse
material para as outras operações :
multiplicação, divisão, potenciação, radiciação.
O professor (a) pode usar este material a
partir da Educação Infantil. Conhecendo a
estrutura da formação dos conceitos
matemáticas ele se presta como auxilio em
diversos conteúdos e níveis
de escolaridade.
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quinta-feira, 20 de setembro de 2012
TIPO DE ÁBACOS
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