quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Atividade utilizando o ábaco

As Quatro Operações com o Ábaco


Série: 5ª       
                     
Conteúdo: As quatro operações
  
Objetivo
  • Aprender alguns cálculos utilizando as quatro operações fundamentais;
  • Compreender o sistema de numeração decimal;
  •  Aprender o valor posicional dos números.
 Materiais:
  • Palitos de churrasco;
  • Tampinhas de refrigerante;
  • Barra de sabão.
Metodologia:

    Começamos a atividade questionando: vocês conhecem o ábaco? Já ouviram falar sobre ele? Onde? Pra vocês o que acham que seja o ábaco? A partir das respostas dadas, falamos um pouco sobre esse objeto respondendo as seguintes indagações: O que é um ábaco? Para que serve? Qual a sua importância na antiguidade? Quais os tipos? Entre outras. Em seguida construirmos o ábaco da seguinte maneira:

1)  Passo: Os alunos fincaram os palitos de churrasco na barra de sabão;
 2) Passo: colocaram algumas tampinhas (previamente furadas) nos palitos. Assim o material já estará pronto.




Conseqüentemente, explicamos que cada palito representa as unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar, na qual algumas transformações facilitarão os cálculos, como podemos ver logo abaixo:

   Ex: 10 unidades equivalem a 1 dezena;
         10 dezenas equivalem a 1 centena, ou 100 unidades;
       10 centenas equivalem a 1 unidade de milhar, ou 1000 unidades, assim sucessivamente.


Com essas explicações pedimos que os alunos representassem alguns números no ábaco como podemos ver logo abaixo, com o objetivo de que eles pudessem compreender e aprender o valor posicional de cada número e facilitasse no momento de fazer os cálculos.


Ex: 253, 74, 8, 10, 1025, 34, 3221, etc.


    Em seguida introduzimos as quatro operações fundamentais, resolvendo alguns cálculos com o ábaco, explicando como seriam feitos os processos de adicionar, subtrair, multiplicar e dividir. Para cada operação iniciamos com exemplos para que os estudantes pudessem ver como ocorreu todo o processo, passando outros a fim de que eles exercitassem e comprovassem que compreenderam o que explicamos. Esses exemplos demonstrações mostraram como os nossos antepassados faziam os cálculos e também para que eles compreendessem o sistema de numeração decimal além de como fazemos os cálculos atualmente.


Avaliação:  

 Ao término da atividade retomamos alguns pontos importantes para que os discentes assimilem mais o conteúdo trabalhado.

Os alunos construído o material

O material pronto


Resolvendo atividades proposta




Nenhum comentário:

Postar um comentário