As Quatro Operações com o Ábaco
Série: 5ª
Conteúdo: As quatro operações
Objetivo
- Aprender alguns cálculos utilizando as quatro operações fundamentais;
- Compreender o sistema de numeração decimal;
- Aprender o valor posicional dos números.
Materiais:
- Palitos de churrasco;
- Tampinhas de refrigerante;
- Barra de sabão.
Metodologia:
Começamos a atividade questionando: vocês conhecem o
ábaco? Já ouviram falar sobre ele? Onde? Pra vocês o que acham que seja o
ábaco? A partir das respostas dadas, falamos um pouco sobre esse objeto
respondendo as seguintes indagações: O que é um ábaco? Para que serve?
Qual a sua importância na antiguidade? Quais os tipos? Entre outras. Em
seguida construirmos o ábaco da seguinte maneira:
1) Passo: Os alunos
fincaram os palitos de churrasco na barra de sabão;
2)
Passo: colocaram algumas
tampinhas (previamente furadas) nos palitos. Assim o material já estará pronto.
Conseqüentemente, explicamos que cada palito representa as unidades,
dezenas, centenas e unidades de milhar, na qual algumas transformações
facilitarão os cálculos, como podemos ver logo abaixo:
Ex: 10 unidades equivalem a 1 dezena;
10 dezenas equivalem a 1
centena, ou 100 unidades;
10 centenas equivalem a 1 unidade de
milhar, ou 1000 unidades, assim sucessivamente.
Com essas explicações pedimos que os alunos representassem
alguns números no ábaco como podemos ver logo abaixo, com o objetivo de que
eles pudessem compreender e aprender o valor posicional de cada número e
facilitasse no momento de fazer os cálculos.
Ex: 253, 74, 8, 10, 1025, 34, 3221, etc.
Em seguida introduzimos as quatro operações fundamentais, resolvendo alguns
cálculos com o ábaco, explicando como seriam feitos os processos de adicionar, subtrair, multiplicar e
dividir. Para cada operação iniciamos com exemplos para que os estudantes
pudessem ver como ocorreu todo o processo, passando outros a fim de que eles
exercitassem e comprovassem que compreenderam o que explicamos. Esses exemplos
demonstrações mostraram como os nossos antepassados faziam os cálculos e também
para que eles compreendessem o sistema de numeração decimal além de como
fazemos os cálculos atualmente.
Avaliação:
Ao término da atividade retomamos alguns pontos importantes para que os discentes assimilem mais o conteúdo trabalhado.
Os alunos construído o material |
O material pronto |
Resolvendo atividades proposta |
Nenhum comentário:
Postar um comentário